MÉTODO PEDAGÓGICO










«O caminho faz-se caminhando»
A. Machado
 
 Método de trabalho orientado para a auto-reflexão, o autoconhecimento e a auto-análise para a construção de novos percursos, distribuído, em geral, por oito sessões iniciais individuais de PADéCA e oito sessões de grupo de Chi-Kung para o desenvolvimento total do aluno e integração do seu desenvolvimento psicomotor.

Defendemos um processo evolutivo e contínuo, respeitador da construção da identidade pessoal do aluno, no sentido de trabalhar o desenvolvimento da sua capacidade de aprendizagem e de desenvolver uma atitude favorável em relação a si próprio e à aprendizagem:


            - Inicia-se com uma conversa / diálogo para que o professor conheça o mais bem possível o aluno de modo a poder ajudá-lo na definição do caminho mais  adequado para a superação das suas dificuldades.

 Procuramos «levar o aluno a revelar a história da sua vida para que [eu, professor] me integre nela e encontre o sentido do meu passar a estar nela [...] Levar o aluno a decobrir como quer / pode construir o seu projeto de vida» [L.Malik in Será a escola facilitadora de aprendizagens?]
 
Após este primeiro contacto será elaborado, apresentado e sugerido um percurso inicialmente individual  de apoio, do qual o aluno terá pleno conhecimento, devendo estar receptivo e entusiasmado / feliz, para que possa construir, co-criar connosco e aprender com autonomia e vontade.
          
  1. Conhecer -      Diagnosticar
  2. Caracterizar - Tomar consciência; autoconhecimento e auto-análise; diálogo, confronto crítico   (trabalho de intersubjetividade)
  3. Compreender - Construir um projeto e auto-avaliação
  4. Intervir         - Ser e agir autónoma e responsavelmente / participar e Ser com o mundo

- O aluno começa a aprender como aprender e a usar e a expressar as suas potencialidades de forma positiva. À medida que aprofunda o conhecimento sobre si próprio, que mergulha e conhece a expressão da sua experiência interior a partir de um trabalho de intersubjetividade, de escuta, de diálogo, de auto-explicitação e partilha, o aluno desenvolve-se, abre-se a possibilidades, define a sua identidade, cresce e torna-se capaz de atuar autonoma e responsavelmente no mundo. 


   
Chi-Kung
O exercício do Chi-Kung é um complemento importante no aprofundamento do trabalho integrado, no sentido em que ajuda a melhorar o bem-estar físico e psíquico-emocional do aluno, permitindo-lhe  desenvolver a  consciência  e melhorar todas as funções de que necessita para se sentir bem consigo próprio e aprender melhor.

         
  Por vezes, após a aplicação do programa do PADéCA, o apoio disciplinar pode-se revelar desnecessário. A análise pessoal, a motivação, o desenvolvimento criativo, o encontro de um método de estudo adequado e o desbloqueio de problemas  conduzem a progressos e a resultados muito positivos.



«Cada criança é incentivada a colaborar ativamente na construção do seu projeto de desenvolvimento individual […], a renovar os seus laços afetivos com a sua história de vida, [a] despertar nela a capacidade de participar ativamente no seu processo de desenvolvimento global, reorganizando, reequilibrando formas de estar, fazer e de ser em face davida em geral e da escola em particular»
Leonor Malik

Sem comentários:

Enviar um comentário