TERAPIA ARTíSTICA



TERAPIA ARTÍSTICA



 “No princípio dos tempos o espírito da terra dirigiu-se ao espírito do céu e implorando-lhe disse: eu sei como falar ao espírito do homem, mas peço que me concedas o poder pelo qual o espírito do céu fala ao coração do homem. Cheio de bondade, o espírito do céu respondeu ao espírito suplicante da terra e lhe concedeu a ARTE.” R. Steiner



A “Terapia Artística” tem como objetivo realizar através do desenho, pintura e modelagem o diagnóstico, despiste e intervenção terapêutica visando o desenvolvimento global da criança ou jovem.



Mais concretamente pretende-se atuar ao nível da criatividade, auto-estima, integridade, disciplina, intuição e emoções das crianças e jovens, o que lhes permite “aprender uma nova maneira de estar e de ver as coisas," que os levará a desenvolver as suas potencialidades e capacidades.

 “O enfoque terapêutico está no próprio processo artístico, trazendo forma onde há pouca estrutura, dissolvendo onde há rigidez, tendo precisão onde tudo está vago e permitindo que a fantasia encante a mente endurecida.



O homem, ao modelar, dá forma ao seu próprio corpo; ele sente o mundo de maneira palpável e pode agir nele com segurança. No desenho pode perceber o mundo claramente, ordenando os pensamentos e orientando-se melhor. Ao pintar, mobiliza seus sentimentos, entrando em uma relação mais calorosa e viva consigo e com o mundo.” 






Materiais a serem utilizados:

Aguarela, pastel, carvão, ceras, barro,….

Publico alvo:

Crianças a partir dos 6 anos, Jovens, Adultos



Horário:

Os horários são ajustados em função das necessidades

Terapeutas:

Paula Palhota e Margarida Rodrigues





“No coração tece o sentir,

Na cabeça ilumina-se o pensar,

Nos membros atua o querer.

Iluminar que tece,

Tecer que atua,

Atuar que ilumina,

Eis o ser humano. R. Steiner







Importante: não dizer à criança ou jovem que vai para terapia mas sim para pintura. As sessões devem ser uma vez por semana até completar o exercício proposto para puder atingir o objetivo a que se propõe (no mínimo 4 sessões seguidas).



Explicação mais detalhada



A Terapia Artística possibilita uma transformação onde o paciente é o agente que segue e dá continuidade a um determinado processo que lhe traz harmonia. Dá forma onde há pouca estrutura, dissolve onde há rigidez, dá clareza onde tudo é vago e traz fantasia onde a mente está endurecida.



O paciente enfrenta limites, supera dificuldades, aprende a adaptar-se ao material que usa, aceita as falhas e tende a desenvolver autoconfiança e autoestima.



A terapia artística tem metas claras. O resultado estético, porém, não é o objetivo; a importância está no processo.



A terapia artística pode ser aplicada a todos os casos de doença ou desarmonia, sendo que em cada situação será utilizado um meio específico adequado - pintura, modelagem, desenho. Além disso, os exercícios propostos devem ter significado próprio, dirigidos a uma determinada situação.



Qualquer atividade artística pode levar a um caminho de aprendizagem e autodesenvolvimento. A terapia artística, porém, é muito diferente da prática artística pura, no que diz respeito à atitude interior, métodos e propósitos. O caminho terapêutico tem a intenção de transformar cada dificuldade em exercícios terapêuticos que possibilitem o processo de mudança.

A Terapia Artística restabelece a relação sadia do homem com o mundo, pois promove a atividade conjunta do pensar, sentir e querer.

O enfoque terapêutico está no próprio processo artístico, trazendo forma onde há pouca estrutura, dissolvendo onde há rigidez, tendo precisão onde tudo está vago e permitindo que a fantasia encante a mente endurecida.

Os elementos artísticos (contração / expansão, peso / leveza, claro / escuro, dentro / fora etc.) são imagens arquetípicas das forças formativas que constituem o ser humano. Através da terapia o homem aprende a lidar com essas forças conscientemente, restabelecendo o seu equilíbrio.

O homem, ao modelar, dá forma ao seu próprio corpo; ele sente o mundo de maneira palpável e pode agir nele seguramente. No desenho pode perceber o mundo claramente, ordenando os pensamentos e orientando-se melhor. Ao pintar, mobiliza seus sentimentos, entrando em uma relação mais calorosa e viva consigo e com o mundo.

Beleza, ritmo, harmonia e entusiasmo na observação da natureza são qualidades presentes no processo terapêutico.

A Terapia Artística pode ser aplicada em todos os casos de doenças, desarmonias e como um processo de desenvolvimento pessoal.
 

Fonte : http://www.asssagres.org.br/evento.php?codigo=1

Sem comentários:

Enviar um comentário