O PROFESSOR


O professor dá ânimo, vida e alma ao processo de aprendizagem.
     

A par com as leis e os princípios normativos que o Ministério da educação define para dar Forma ao modelo de ensino que concebe e que quer ver cumprido nas escolas, emerge o papel do professor que regenera, vivifica, dá alma e rompe com a ideia de trabalho massificado para observar, escutar cada aluno e trabalhar conjuntamente com ele, ajudando-o a desenvolver-se e a crescer.

O Papel do Professor:
Escola Niño Mágico - Guadalajara
 - Proporcionar um ambiente em que o aluno se sinta acolhido e ouvido.
 
- Avaliar as necessidades educativas do aluno, assim como o seu percurso escolar e de vida, de forma a encaminhá-lo para as atividades e processos de trabalho que mais o beneficiem.

- Assumir um papel de  orientador das aprendizagens.


-Procurar conhecer os alunos: as suas preocupações, os seus interesses, os seus desejos e expectativas.

-Definir objetivos baseados nos interesses e expectativas dos alunos, assim como nas suas necessidades físicas, e psico-emocionais.

-Ajudar o aluno a desenvolver a sua auto-confiança.

- Fazer com que o aluno se sinta inserido e emocionalmente capacitado.
 
-A adquirir autonomia e criatividade na resolução das suas dificuldades.
 


O Professor com aluno, condu-lo:


- A adquirir uma atitude positiva e uma nova postura comportamental em face de uma aprendizagem e ante as dificuldades que esta lhe possa fazer surgir.

- A motivar-se pela aprendizagem e a empreender ações para a sua realização, encontrando afinidade entre os conteúdos e a descoberta dos seus interesses ou projetos pessoais a médio/ longo prazo (Ex. aprender uma língua para poder viajar, estudar fora, ser melhor profissional ou ter maiores opções quando chegar a altura de trabalhar, ter amigos em outras partes do mundo, fazer voluntariado no estrangeiro, poder ler um tal livro na língua originária, etc…).

- A refletir sobre o seu projeto de aprendizagem, no âmbito de uma dada disciplina, e a definir os objetivos e o processo de aprendizagem que o favoreçam: o aluno participa na construção e na realização do seu projeto de aprendizagem / descobre a sua maneira de fazer (sempre na relação com os conhecimentos adquiridos e as formas de aprendizagem já conhecidas).


-A exercitar-se no processo de aprendizagem que lhe é adequado, de forma a adquirir autonomia e a responsabilizar-se pelo seu processo de aprendizagem, estando desta forma, a trabalhar o desenvolvimento da sua capacidade de aprendizagem e a integrar competências que lhe serão naturalmente úteis ao longo do seu percurso de vida.




- A avaliar os resultados do projeto de aprendizagem (se alcançou ou não cada objetivo, como reagiu ao processo de aprendizagem definido) e, caso seja preciso, a reconhecer e a discutir as readaptações necessárias para a redefinição do seu processo: o aluno participa na resolução do seu projeto de aprendizagem.

- A encontrar o seu método de estudo e a organizar o seu processo de aprendizagem: a sucessividade das etapas e a sua distribuição no tempo.


Sem comentários:

Enviar um comentário