PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM
Autoconhecimento: Toda a aprendizagem deveria ser iniciada a partir de um trabalho de autoconhecimento. É na relação consciente consigo próprio, ciente de quem é e dos recursos internos que precisa de mobilizar para aprender que o aluno potencia a sua aptidão para interagir com o mundo, reconhecendo e respeitando o seu ritmo e processo naturais (e pessoais / próprios) de aprendizagem: Saber aprender de acordo comigo, com as minhas potencialidades e talentos! Autonomia: O aluno deve ser sempre estimulado para uma atitude ativa dentro do contexto de aprendizagem, sendo ajudado a gerir o seu ambiente de aprendizagem e a encontrar, em si e por si, os meios que lhe são adequados para adquirir, compreender e integrar a informação, transformando a aprendizagem em algo construtivo para a sua experiência particular: Querer e saber aprender!
Criativividade e Imaginação: A criatividade e a imaginação são um pilar basilar no contexto de aprendizagem. A criatividade fomenta a compreensão da realidade, ajuda na resolução de dificuldades e amplia a visão e entendimento que temos do mundo, assim como multiplica e diversifica os tipos e qualidade de resposta que possamos encontrar para os nossos desafios diários.
Espírito crítico: O aluno não deve ter uma postura passiva e conformista em em relação à aprendizagem e ao que aprende, mas, sim, ser orientado para levantar questões e formar um pensamento próprio e livre sobre os assuntos e realidades que lhe são próximas, consolidando a sua personalidade/ individualidade e definindo a sua consciência sobre si e o mundo.
Iniciativa e Responsabilidade: O aluno torna-se consciente de que ele é o responsável por todo o processo e resultado da aprendizagem. Compreendendo melhor a relação entre a importância da sua iniciativa e vontade com as ações que empreende e os efeitos que delas recebe.
VALORES
Autonomia Bondade Beleza Cooperação Participação Respeito Solidariedade Verdade
COMPETÊNCIAS E FUNÇÕES DE APRENDIZAGEM
Considerámos oito funções / competências básicas para a criação e consolidação das representações mentais
Estabilidade do Estado Afetivo e Emocional
1) Estado Físico e Psicológico: Manter
uma boa condição física e psicológica. É importante que o aluno esteja
bem alimentado e descansado, assim como, uma condição psicológica
saudável
2) Atitude: Ter uma boa imagem de si próprio, acreditar e
confiar na sua capacidade de aprendizagem são pontos de partida
fundamentais para o desenvolvimento da curiosidade natural, da motivação
e do processo de estudo saudáveis. Auto-estima e autoconfiança,
assim, como uma boa receptividade em relação à aprendizagem, à mudança
que dela advém, e ao formador, são pressupostos basilares para uma boa aprendizagem.
Gestão das Aprendizagens
3) Situação: Organização e escolha da Situação de aprendizagem desejada e mais favorável à estabilidade afetiva do aluno.
4) Objetivos: Definição e escolha de Objetivos de aprendizagem.
5) Distanciamento: Regulação e capacidade de reavaliação da evolução da aprendizagem com base nos novos comportamentos adoptados e nos resultados obtidos.
Tratamento da Informação
7) Compreensão: Reconstrução mental da informação adquirida por processos próprios.
8) Memorização: Procura-se, a partir dos dados obtidos em todo o trabalho do PADéCA, a forma de memorização mais favorável para a integração da imagem / representação mental e sua consequente evocação.
Adorei me ajudou e muito obrigado
ResponderEliminarGrata. Fico feliz por lhe ter sido útil.
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