PRINCÍPIOS E ORGANIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM


 PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM
   
Autoconhecimento: Toda a aprendizagem deveria ser iniciada a partir de um trabalho de autoconhecimento. É na relação consciente consigo próprio, ciente de quem é e dos recursos internos  que precisa de mobilizar para aprender que o aluno potencia a sua aptidão para interagir  com o mundo, reconhecendo e respeitando o seu ritmo e processo naturais (e pessoais / próprios) de aprendizagem: Saber aprender de acordo comigo, com as minhas potencialidades e talentos!

Autonomia: O aluno deve ser sempre estimulado para uma atitude ativa dentro do contexto de aprendizagem, sendo ajudado a gerir o seu ambiente de aprendizagem e a encontrar, em si e por si, os meios que lhe são adequados para adquirir, compreender e integrar a informação, transformando a aprendizagem em algo construtivo para a sua experiência particular: Querer e saber aprender!

Criativividade e Imaginação: A criatividade e a imaginação são um pilar basilar no contexto de aprendizagem. A criatividade fomenta a compreensão da realidade, ajuda na resolução de dificuldades e amplia a visão  e entendimento que temos do mundo, assim como multiplica e diversifica os tipos e qualidade de resposta que possamos encontrar para os nossos desafios diários.

Espírito crítico: O aluno não deve ter uma postura passiva e conformista em em relação à aprendizagem e ao que aprende, mas, sim, ser orientado para levantar questões e formar um pensamento próprio e livre sobre os assuntos e realidades que lhe são próximas, consolidando a sua personalidade/ individualidade e definindo a sua consciência sobre si e o mundo.

Iniciativa e Responsabilidade: O aluno torna-se consciente de que ele é o responsável por todo o processo e resultado da aprendizagem. Compreendendo melhor a relação entre a importância da sua iniciativa e vontade com as ações que empreende e os efeitos que delas recebe.



VALORES
 
Autonomia    Bondade      Beleza   Cooperação     Participação   Respeito Solidariedade Verdade


COMPETÊNCIAS E  FUNÇÕES DE APRENDIZAGEM  
Considerámos oito funções / competências básicas para a criação e consolidação das representações mentais

Estabilidade  do Estado Afetivo e Emocional
 
1) Estado Físico e Psicológico: Manter uma boa condição física e psicológica. É importante que o aluno esteja bem alimentado e descansado, assim como, uma condição psicológica saudável

2) Atitude: Ter uma boa imagem de si próprio, acreditar e confiar na sua capacidade de aprendizagem são pontos de partida fundamentais para o desenvolvimento da curiosidade natural, da motivação e do processo de estudo saudáveis. Auto-estima e autoconfiança, assim, como uma boa receptividade em relação à aprendizagem, à mudança que dela advém, e ao formador, são pressupostos basilares para uma boa aprendizagem.

Gestão das Aprendizagens

3) Situação: Organização e escolha da Situação de aprendizagem desejada e mais favorável à estabilidade afetiva do aluno.

4) Objetivos: Definição e escolha de Objetivos de aprendizagem.
5) Distanciamento: Regulação e capacidade de reavaliação da evolução da aprendizagem com base nos novos comportamentos adoptados e nos resultados obtidos.


Tratamento da Informação 


6) Escuta-Leitura: Potencialização e exercitação destes ou de outros meios, mais favoráveis ao aluno, para a aquisição e recolha de dados.

7) Compreensão: Reconstrução mental da informação adquirida por processos próprios.

8) Memorização: Procura-se, a partir dos dados obtidos em todo o trabalho do PADéCA, a forma de memorização mais favorável para a integração da imagem / representação mental e sua consequente evocação.




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